Autor Tópico: [Dicas] Choques e Imagem com Interferência  (Lida 8922 vezes)

Offline Catatau

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 5.374
  • A melhor TEAM
    • Ver perfil
[Dicas] Choques e Imagem com Interferência
« Online: Julho 05, 2012, 04:07:32 pm »
Senhores venho aqui deixar essas dicas para que se alguém tiver problema com choques na carcaça de aparelhos elétricos e ou eletrônicos, possa tentar em resolver

São duas dicas separadas, mas com o mesmo fundamento por isso as deixei no mesmo tópico.



1° Choque

Eletricidade só existe quando há diferença de potencial. Por exemplo, se temos dois fios, um com potencial 12 e outro com potencial 0, então temos uma diferença de potencial de 12V. Se tivermos dois fios com potencial 12, então não há diferença de potencial e a tensão elétrica obtida entre esses dois fios será zero. 
A rede elétrica que temos em casa é formada normalmente por dois fios – Fio Neutro e Fio Fase. O fio neutro possui potencial zero(pelo menos na teoria deve possuir, mas na prática não é isso que acontece) e o fio fase é por onde a tensão elétrica é transmitida. Como haverá diferença de potencial entre a fase e o neutro, haverá tensão elétrica. Na rede elétrica a tensão é alternada, já que potencial elétrico do fio fase é uma forma de onda senoidal, isto é, varia ao longo do tempo.

O fio Terra é um sinal que contém zero volt absoluto. Ele é usado para igualar o potencial elétrico entre equipamentos elétricos. Normalmente  o terra é ligado à carcaça metálica do equipamento. Em equipamentos onde a estrutura seja de plástico, o terra é ligado à carcaça metálica existente no interior do equipamento.
Qual seria então a diferença entre o terra e o neutro, já que ambos possuem potencial zero?
Acontece que o fio neutro pode ficar "sujo" devido a fugas apresentadas pelos equipamentos elétricos presente em casa ou no trabalho. Por exemplo, ele vem da rua com potencial zero, mas devido aos equipamentos que existem em sua casa, pode haver uma fuga (que é normal) e o neutro passa a ter um potencial ligeiramente maior, digamos 6V. Se comparado com o fio fase, então, a diferença de potencial baixou, nesse caso em 6V. Mas, como os equipamentos elétricos normalmente possuem uma tolerância alta,  essa queda na tensão não alterará funcionamento dos mesmos. A tensão baixa de 127V para 121V nesse exemplo, o que fará com que os equipamentos continuem funcionando normalmente. 
O terra apresenta, portanto, um potencial de zero volt absoluto. Isso é conseguido através da instalação de uma ou mais barra de cobre no solo (daí o nome "terra"). Como a Terra é uma fonte inesgotável de elétrons, o seu potencial é inalterável. Caso algum equipamento tente "sujar" o terra (como ocorre com o neutro), o excesso de tensão é encaminhado para a Terra, mantendo o potencial elétrico sempre em zero.
Neste caso, quando estamos operando com equipamentos elétricos que irão ser interligados entre si e onde não pode haver diferença de potencial entre eles o fio terra passa a ser fundamental. Em outros casos ele também evita que equipamentos dêem choque ao tocá-los.
Você já tomou choque ao abrir a porta de uma geladeira? Isso ocorre caso o potencial elétrico da carcaça da geladeira não seja igual a zero. Como você está com os pés no chão (que possui potencial zero), haverá uma diferença de potencial entre você e a geladeira, que criará uma corrente elétrica tão logo você encoste na carcaça metálica da geladeira, fazendo com que você sinta o choque. 
Esse mesmo tipo de problema pode ocorrer com o gabinete do seu computador ou com qualquer equipamento elétrico ou eletrônico que possua carcaça metálica, até mesmo receptores de satélites e TV a cabo.
A função do fio terra é prover zero volt absoluto. Ao fazer a ligação do fio terra corretamente, torna-se impossível levar um choque em equipamentos dentro destas condições. 
Imagine neste caso, ligar seu receptor á um Switch e a uma rede de computadores e impressoras, e TVs que também estão ligadas com DVD Home Theater e muitos outros equipamentos eletrônicos que temos .
Essa ligação é feita através de cabos (REDE, USB, HDMI e/ou RCA). O que acontecerá se o potencial elétrico da carcaça do computador for diferente do potencial elétrico da carcaça da TV ou dos demais equipamentos? Na pior das hipóteses, você queimará a porta de rede do seu micro, do seu receptor da sua impressora ou uma placa eletrônica mais importante.
Caso a carcaça deles possuam potenciais elétricos diferentes. O cabos faram o papel de interligar a carcaça dos micros, fazendo com que haja um choque entre eles da mesma forma que o choque da geladeira. Esse choque é uma diferença de potencial e fará com que, no caso mais simples, a rede não funcione. A solução para não haver essa diferença de potencial é o aterramento.

Outro cuidado MUITO IMPORTANTE a ser tomado é o de não ligar o fio terra dos equipamentos, ou do estabilizador ou receptor ao neutro da rede elétrica. Infelizmente muitas pessoas fazem isso e é um erro grave. O problema é  que algum dia alguém pode equivocadamente inverter o fase e o neutro na caixa de distribuição e o seu equipamento literalmente explodir, ou até matar alguém que esteja encostado em algum equipamento, ao contrario que muitos pensam o choque elétrico em baixa tensão (127v, 220v, 380v) mata mais que a alta tensão.

ATENÇÃO
Todo equipamento ao ser ligado forma um circuito fechado, ou seja a fase (ex: tensão 127v) que entra passa pelo equipamento e retorna a rede elétrica pelo neutro, então estando um equipamento ligado o neutro fornecerá tensão e corrente igual a que está na fase (ex: tensão 127v).
Muito cuidado ao manusear o cabo neutro pois a energia procura o caminho mais rápido (de menor resistência) para retornar a terra,(por isso o sistema elétrico usa terra). Toda e qualquer fuga de corrente tende a procurar esse caminho para a terra, e esse caminho pode ser você é nesse momento que você leva o choque. Antes de manusear qualquer equipamento elétrico certifique-se que o mesmo esteja desligado da sua fonte de alimentação.


ATENÇÃO:
O recomendado e mais seguro para criar um terra verdadeiro, é a contratação de um eletricista especializado em instalações elétricas.

2° Interferência na Imagem ou zumbido no áudio

Outro detalhe que devem prestar atenção ao tentar resolver o problema de aterramento.

Quando dois ou mais dispositivos estão conectados a um aterramento comum por caminhos diferentes (lembre-se de que aterramento deve ser um só, se houver mais de um eles devem estar interligados entre si.), um ruído de terra ou um loop de terra podem ocorrer. Isso é realmente muito comum em sistemas de home theater, mesmo aqueles que são bem desenhados. O resultado de um loop de terra é um áudio(zumbido) e / ou barras horizontais (justamente as que vc ve) na imagem da TV. Desligar conexões coaxiais entre os componentes elimina o ruído ou interferência. Se fizer todas as  conexões de aterramento convencionais em seu sistema elétrico e não resolver estes problemas, em seguida, um isolador terra  é a maneira mais confiável para corrigi-lo."

Você deve procurar um Isolador, tente encontrar esse modelo (a função de um isolador e cortar a conexão física do terra no cabo coaxial) (VIEWSONICS ISOLATOR  MODEL VSIS-EU) ele é usado oficialmente pela BET,( na hora de instalar lembre que ele tem lados certo IN e OUT).
Se não encontrar esse modelo procure outro mas tem de ser um isolador e trabalhar na mesma frequência da BET
mas quem usa junto a Internet da Bet esse equipamento pode causar quedas de navegação/download,

ATENÇÃO:
Isolador resolve o problema de áudio com zumbido e / ou barras horizontais (justamente as que vc ve) na imagem da TV, não resolve o choque nem aterramento.

Abraços
Catatau.
Participe do suporte no grupo no Telegram. É seguro, sem expor seu contato !
https://t.me/joinchat/AXmCAhEdDFwch70iHVdR0w