Autor Tópico: Resolvendo problema de quadriculamento nos receptores a cabo  (Lida 1850 vezes)

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Resolvendo problema de quadriculamento nos receptores a cabo
« Online: Maio 08, 2015, 10:12:17 am »
Tenho percebi em muitos fóruns que diversos usuários estão tendo problemas com quadriculamento e freezers nas imagens de receptores à cabo.

A intenção desse tutorial é de identificar e amenizar os problemas.

1° - digite no seu navegador niveis.virtua.com.br, lá irá aparecer código da cidade, são os 3 primeiros numero do seu contrato com a operadora,
depois mac adress, está embaixo do modem da sua operadora. Vc tera que digitar 4 letras e aperte enter. do lado direito vai aparecer um campo, NIVEIS DE SINAIS. o importante são: SNR DS e SNR UP, se eles estiverem em vermelho vc esta com problemas no sinal da sua tv.

2° Revisão dos cabos e conectores: principalmente em residências o cabo da operadora que vem da rua é um cabo preto, ao entrar no telhado, existe um divisor lá que desce os cabos para casa. Geralmente esses divisores estão sujeitos a umidade. Troque-o e tambem os conectores que estão nele conectados. Importante preste atenção: Se o divisor for 3 saídas mas só está usando duas, troque-o por uma de duas saídas, divisores com conexão aberta gera ruído na rede. Isso vale para casa toda.

3° Refaça todos os conectores da sua casa e observe a orientação sobre os divisores e corrija se tiver divisor com conexão sem uso.

4° Toda instalação tem um divisor chamado TAP, é comum as conexões estarem invertidas tem que estar assim: IN(ENTRADA DO CABO QUE VEM DA RUA) - OUT(SAÍDA PARA O MODEM) - TAP(SAÍDA PARA DIVISOR OU RECEPTOR).
Muitas vezes os técnicos da empresa colocam um TAP de 9Db ou 12Db, isso também pode prejudicar o seu sinal de tv, pois quanto mais alto o TAP melhora o sinal de internet e prejudica o de TV, ele é um tipo de "balanceador".

5° Feito tudo isso e o seu sinal ainda apresenta os mesmos problemas ou diminuíram, sugiro o uso do filtro anti ruido hpf-54-hr, ele tem que ser usado diretamente no receptor.

6° Caso todos os procedimentos tenha sido em vão, pode ser duas coisas:

a) ser um problema na rede externa ou no cabo que vem da rua pra sua casa
b) problema interno nos cabos, sugiro que faça um teste na casa de um amigo ou vizinho de preferencia que esteja conectado no mesmo divisor que o seu da rua.

Abraços