Mau uso é uma resposta bem batida já das assistências técnicas. O que você define como mau uso? Colocar o cabo e retirar repetidas vezes? Então deveria vir um manual com o aparelho dizendo quantas vezes você pode conectar e desconectar o cabo coaxial. Se é um conector, teoricamente não deveria ter um limite de conexões. Há um defeito de projeto no aparelho, e é bom as pessoas terem conhecimento para terem bastante cuidado com o manuseio do cabo quando conectado ao aparelho e quando da conexão e desconexão.
Acho engraçado um bando de gente defendendo como a própria vida o aparelho. Defeitos acontecem. Até mesmo uma ferrari, ou um porche, podem apresentar defeito. Ninguém tá dizendo que o aparelho não presta, ou que é um lixo. Também não estou cobrando nada de ninguém. Eu assumi o risco, como faço há anos, mas dessa vez me dei mal. Ponto. Acontece.
Só acho útil vir aqui e dizer que a solução apresentada neste post não resolve o problema citado. Você mesmo confirmou o problema com a solda do tunner, não sei se foi de propósito ou sem querer. Seria muito útil listar as assistências que realizam este serviço, ao invés de querer jogar a responsabilidade nas pessoas que compram o aparelho. Eu fui em ao menos 3 lugares e nenhum deles fazia a solda. Aposto que ninguém acharia ruim ter de pagar para fazer um ajuste no aparelho, já que já investiram uma boa grana.
Amigo, ninguem aqui tem bola de cristal para descobrir o problema com seu aparelho, nos tentamos ajudar pelo que cada um ja vivenciou. Eu mesmo tive muitos problemas, cheguei a culpar o aparelho, depois preferi investigar e resolver os problemas e não troco o aparelho por nenhum outro modelo.
Existe lote de aparelhos que ja vieram de fabrica com problema do tunner, que geralmente a solda resolve. E existe o mal uso, forçar o tunner na placa, isso pode ser na limpeza do aparelho, ao balancar o cabo, pode ser qualquer coisa, por isso se chama mal uso. O tunner é somente soldado na placa, e uma simples má utilizacao pode quebrar essa solda. Não existe manual para isto, cada um cuida do que é seu como achar melhor.
Agora voce precisa procurar uma assistencia tecnica destinada a desbloqueadores na sua cidade. Aqui em SP é comum, fora que é só soldar na placa novamente ou somente melhorar a solda, algo que é possivel fazer em casa pra quem tem os materiais.
Por isso precisa investigar cabeamento total interno e pode ser até o tunner com defeito.
Boa sorte na investigacao do problema, qualquer coisa informe que tentamos ajudar.